A queratina dos fios de cabelo (fólico piloso) pode perder suas características químicas e físicas

221SHARES

Os cabelos também são formados por proteínas. A queratina dos fios de cabelo (fólico piloso) pode perder suas características químicas e físicas, em situações de carência nutricional devido modificação do arranjo proteico, que reduz a retenção hídrica, levando a sinais como ressecamento e fragilidade das hastes capilares.
A queda de cabelo, pode ocorrer sob a forma da alopecia androgenética (AGA), o eflúvio telógeno (TE) e a alopecia areata (AA) que representam os três tipos mais comuns de alopecia não cicatricial.
As células do folículo piloso apresentam elevada rotatividade e seu metabolismo ativo requer um adequado suprimento de nutrientes e energia. Os micronutrientes incluem vitaminas e minerais que apresentam papéis fisiológicos diversos e são necessários, mesmo que em quantidades mínimas.
A ingestão insuficiente de vitaminas, minerais, proteínas e ácidos graxos essenciais causada por dietas restritivas, inadequadas, erros inatos do metabolismo ou modificações anatômicas dos sítios de absorção levam a anormalidades estruturais, de pigmentação ou até mesmo à perda do fio.
A história clínica do paciente é de grande valia, para reconhecer possíveis hábitos de dietas restritivas, redução ponderal intensa, bem como a interação medicamentosa e cirurgias.
A prescrição de suplementos nutricionais não pode ser realizada de forma isolada e, sim, como parte do Planeamento Alimentar Personalizado, realizado pelo Nutricionista. Deve ser pautada na responsabilidade profissional, em conformidade com o código de ética e legislações vigentes, para que o complemento nutricional possa complementar a dieta cotidiana de uma pessoa saudável, mas que deseja compensar um possível déficit de nutrientes.

A Nutrição na Saúde Capilar
icon

A queda de cabelo, pode ocorrer sob a forma da alopecia androgenética

Principais nutrientes envolvidos na saúde dos cabelos:  
* Vitamina C: As melhores fontes de vitamina C são encontradas em frutas como maracujá, laranja, morango, acerola, abacaxi, mexerica, caju, brócolis, entre outras
* Selênio: Está presente em alimentos de origem animal.
* Zinco: Encontrado em grãos integrais, frutos do mar e carne vermelha.
* Biotina (vitamina B7): É encontrada na carne vermelha, gema de ovo, frutas oleaginosas
* Ferro: Fonte nas canes vermelhas, folhosos, gema de ovo.
* Vitamina D:  É sintetizada na pele por via não enzimática, por ação dos raios ultravioleta-B (UVB). Fontes alimentares  (Vit D2), Laticínios, Mariscos
* Vitamina A: Facilmente encontrada nos alimentos de origem vegetal e animal

Estudos clínicos randomizados devem ser realizados para confirmar o efeito da prescrição de Nutrientes e estabelecer a dose adequada dos suplementos alimentares na prevenção de alopecias.

Referência de Pesquisa: CRUZ, Patricia; SUZUKI, Vanessa Yuri; JAMILE, Liliiane Carvalho; et all NUTRIÇÃO E SAÚDE DOS CABELOS: UMA REVISÃO (HAIR NUTRITION AND HEALTH: A REVIEW). ans.healthsciences.com.br / V1 N1 Setembro 2020 Pág.: 33 - 40 Revista eletrônica