O estudo e análise da intolerância alimentar é um teste realizado que mede a reação dos alimentos ingeridos

221SHARES

Existem inúmeros testes no mercado. Cada um tem o objetivo de avaliar as necessidades de cada pessoa.

A intolerância alimentar é uma reação adversa do organismo
icon

Estima-se que um quarto da população apresenta intolerâncias alimentares, mas nem sempre se consegue identificar o alimento em questão.

Estima-se que um quarto da população apresenta intolerâncias alimentares, mas nem sempre se consegue identificar o alimento em questão. Novos meios de diagnóstico ajudam profissionais de saúde e pacientes a garantir uma melhor qualidade de vida.

A prevalência da intolerância alimentar a nível mundial é de cerca de 20% a 35%, embora possa variar de para país. Esta hipersensibilidade é provocada pela inexistência da enzima necessária para digerir determinado alimento, o que causa perturbações gastrointestinais, gases, náuseas ou diarreias. Uma vez que as manifestações clínicas são variadas e apresentam-se sem gravidade, o diagnóstico torna-se difícil e demorado.

O estudo e análise da intolerância alimentar é um teste realizado que mede a reação dos alimentos ingeridos.Determinados alimentos ingeridos podem ser intolerantes. Não é um estudo de alergias alimentares.

A intolerância alimentar é uma reação adversa do organismo causada por mecanismos não “imunológicos”, de substâncias tóxicas metabólicas ou químicas que contêm os alimentos diferentes. Cada pessoa nasce com uma bioquímica determinada que pode predispor ao desenvolvimento de certas doenças ou sintomas. Esta é a razão pela qual nem todas as pessoas beneficiam de uma dieta típica recomendada.Este estudo avalia a reação do organismo a diversos alimentos, permitindo à pessoa, eliminar os que possam estar a ser prejudiciais, sem necessidade de alterar o gasto energético respeitando a individualidade bioquímica de cada pessoa. Estabelece as necessidades bioquímicas individuais.

A variabilidade de cada pessoa diz respeito à idade, sexo, atividade física e a presença de algumas doenças, o que leva a que cada individuo tenha necessidades diferentes. Daí que uma alimentação variada é o primeiro passo para evitar as intolerâncias alimentares.

A intolerância alimentar pode apresentar sintomas como: enxaquecas, dor de cabeça, ansiedade, depressão, dermatites, eczema dor abdominal, enfartamento, doenças inflamatórias intestinais, asma, rinite, alterações de humor, irritabilidade cansaço.

Como tal é elaborado individualmente um Plano Nutricional para cada pessoa de acordo com as suas necessidades avaliadas no relatório e diagnóstico previamente feito.