A má absorção da lactose pode levar à irritação da mucosa intestinal. Repetidas lesões podem levar a futuras alergias alimentares.

221SHARES

A intolerância à lactose continua a ser uma das intolerâncias alimentares com mais prevalência entre a população portuguesa.

A intolerância à lactose é um problema de população portuguesa
icon

Enzimas digestivas podem ajudar neste problema

A lactose é um dissacarídeo presente no leite e seus derivados, que necessita de ser quebrado para ser digerido pelo organismo. Essa quebra é realizada pela lactase, a sua enzima. Quando há uma intolerância à lactose, significa que o organismo não produz lactase ou em quantidade suficiente para separar a lactose em galactose e glicose, e assim serem absorvidas no intestino delgado. Não ocorrendo este processo podem aparecer alguns sintomas como a dor abdominal, flatulência, inchaço abdominal e diarreia.

A intensidade dos sintomas depende da quantidade de lactose ingerida e da quantidade de lactose tolerada pelo organismo, isto porque, muitas pessoas ditas intolerantes á lactose conseguem na verdade tolerá-la em pequenas quantidades. É por esta razão que existem pessoas que não toleram o leite e toleram a manteiga, por exemplo, isto porque  nos alimentos a quantidade de lactose difere.

A intolerância à lactose pode ser genética ou surgir como efeito de outras situações.

Para solucionar o problema é fundamental retirar ou diminuir a lactose da alimentação. Os sintomas também se podem atenuar com o uso de probióticos ou a utilização de enzimas digestivas. Tudo isto depende do grau de intolerância que apresenta.